quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Não consegui renovar o Fies no prazo: E agora?

O FIES corresponde a um financiamento estudantil destinado a auxiliar pessoas de baixa renda a ingressarem no ensino superior. A inciativa é gerida pelo Ministério da Educação (MEC) e já beneficiou muitos estudantes com seu apoio financeiro. O programa dispõe de alumas regras para garantir a permanência do financiamento, é preciso, por exemplo, renovar o Fies.

Se você não concluir a renovação dentro do prazo estabelecido pelo programa, saiba o que você precisa fazer a seguir:

Como funciona o Fies?

O Fies corresponde ao Fundo de Financiamento Estudantil e através dele, diversos jovens e estudantes podem garantir subsídio para custear a sua formação superior. Algumas pessoas conseguem financiamento parcial e outras, suporte integral.

O programa é conhecido, principalmente, por ter os menores juros do mercado. E o melhor é que os estudantes só precisam começar a pagar após um certo período quando concluírem seu curso.

Ficou interessado na inciativa? Acesse FIES 2019 e saiba de tudo!

Como renovar o Fies fora do prazo?

A renovação do Fies é obrigatória e deve ser realizada pelos estudantes para garantir a continuidade do financiamento. Geralmente, os beneficiados tem um prazo para realizar o aditamento. Mas e se você perder o prazo, o que deve fazer? Bem, é preciso correr atrás do prejuízo para não acabar perdendo o auxílio.

No geral, a renovação é feita na própria faculdade. É preciso estar em dias com o aditamento e os pagamentos trimestrais do benefício. Se você perdeu o prazo, deve procurar a CPSA da sua universidade para corrigir a irregularidade. Você pode conversar com os agentes da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento para resolver sua situação.

Como contratar?

Para contratar o Fies, o aluno deve verificar as instituições envolvidas nos programas e se matricular em um curso da universidade em questão.  A inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil é feita online, então você precisa acessar o site oficial e se candidatar para o processo seletivo.

Um outro requisito para participar da seleção, é ter realizado a versão mais recente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e atingir as pontuações minímas. É preciso atingir 450 pontos nas áreas de conhecimento do exame e não zerar a redação do Enem.

Os contratos pré-selecionados devem confirmar suas informações com a Comissão Permanente e o Fies no período de 5 dias. Depois disso, é só verificar a inscrição e a documentação para poder estabelecer o regulamento e assinar o contrato do fincanciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário