quinta-feira, 10 de maio de 2018

Saiba se é possível concluir o ensino médio pelo ENEM

A conclusão do ensino médio pode ser feita em um estudo de três anos. Mas como nem todos possuem a oportunidade de estar em uma sala de aula há outras formas de ter o diploma de conclusão. Seria fazendo a prova do Enem uma delas? Saiba a seguir. 




Conclusão do ensino médio de forma regular

O ensino médio é a segunda fase dos estudos de um jovem. É a preparação para entrar no mercado de trabalho, o guia para um jovem para a profissão e a pré fase de entrar na faculdade.

A duração do ensino médio regular é de três anos. De acordo com o Ministério da Educação a sua conclusão deveria acontecer entre 15 e 18 anos de idade. Esta é a fase de maior absorção de conhecimento do jovem e também uma das mais importantes.




Ao finalizar o ensino médio o estudante recebe um certificado. Esta certificação é pré requisito para se matricular em uma faculdade ou curso técnico. Sem o certificado o jovem não consegue ir adiante em seus estudos mesmo tendo o conhecimento. 

O Enem vale como conclusão do ensino médio?

Por muitos anos o Ministério da Educação chegou ao entendimento que se um estudante provar ter o conhecimento do conteúdo do ensino médio ele pode receber a certificação. Por este motivo a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era válida como certificação.

Durante mais de 10 anos o ensino médio poderia ser concluído através da prova do Enem. O adulto se inscrevia na prova, fazia o teste se tirasse a pontuação mínima em cada disciplina receberia a certificação. Bastava se inscrever na prova, comparecer nos dois dias de teste.

O segundo passo depois da nota ser divulgada era levar a documentação até a Secretaria de Educação de sua cidade e solicitar a certificação do ensino médio. O documento era emitido sem custos e com validade nacional. 

Para concluir o ensino médio é só fazer o Encceja

Atualmente a opção de Enem válido como conclusão do ensino médio é a prova do Encceja. A sigla é de Exame Nacional de Certificação e Competência de Jovens e Adultos. O exame foi criado como avaliação única para certificar quem quiser concluir o ensino médio fora da faixa etária. 

As inscrições Encceja 2019 acontecem todos os anos. São duas inscrições: uma para a prova do ensino fundamental e a outra para o ensino médio. Cada uma em uma data diferente. A melhor notícia é que as inscrições são gratuitas. 


A prova do Encceja é aplicada todos os anos com conteúdo do ensino médio completo. O mesmo cobrado no Enem mas com um grau de dificuldade mais suave. A prova é de múltipla escolha com cinco alternativas por questões e um gabarito para ser marcado.

O estudante deve responder um mínimo de questões para obter a aprovação. A nota é divulgada online em um sistema e a partir dai o aluno pode buscar a sua certificação. Pelo documento comprovando tendo concluído o ensino médio não se paga nada também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário