quarta-feira, 7 de junho de 2017

5 Benefícios trazidos pelos games

Há quem culpe os games por muitos dos problemas comportamentais de jovens e adultos. Mas é impossível ignorar os seus benefícios tanto para revolução tecnológica como para algumas áreas de conhecimento, até mesmo educacionais.  Os jogos virtuais possuem seus benefícios e muitos vão além de apenas uma diversão.


Os games foram revolucionários em diversos pontos

Quando surgiram na década de 80 os games causaram um enorme a estranheza. Eles eram o oposto do tradicional jogo de tabuleiro, diversão com a qual família  e amigos poderiam se reunir para curtir momentos positivos.
A principal proposta do game era poder jogar sozinho ou com um parceiro sem sair de casa. Para muitas crianças e adolescentes dos anos 80 e 90 significava também a não necessidade de implorar para os colegas malvados por uma oportunidade de brincar com eles. E se não tinha parceiros ou era filho único já possuía uma alternativa de diversão, para alegria e descanso dos pais



Tecnologicamente os jogos de vídeo videogames representaram um grande avanço no uso de gráficos e computação. Os desenvolvedores trabalharam intensamente por mais de 5 anos para ganhar uma guerra oculta de quem produzia o produto mais barato, mais funcional e divertido.  Aos consumidores só restava a oportunidade de comprar uma infinidade de produtos novos lançados com diferença de dias e entrar na era digital de forma intensa e rápida.

Os 5 benefícios trazidos pelos games que talvez você não saiba

Para quem pensa que jogar videogame é apenas sentar em uma cadeira e colocar os dedos para funcionar está muito enganado. Por trás de imagens com visual realista (as vezes tão reais que chegam a dar medo) muitos benefícios podem ser trazidos para o cotidiano do jogador. Alguns deles são:

Melhoria da coordenação motora - É necessário ter muito reflexo para brincar com jogos de luta e esportes online. A riqueza de detalhes dos gráficos necessita de uma enorme sutilezas nos controles e isso aumenta tanto a coordenação motora como percepção espacial do jogador.

Melhoria do raciocínio lógico -  Os adeptos dos jogos de videogame sabem da enorme necessidade de respostas rápidas diante dos desafios. Muitas passagens de nível de alguns jogos são realmente complexos de compreender e avançadas para uma determinada faixa etária. Isso ajuda no desenvolvimento tanto do pensamento rápido como da lógica e raciocínio.

Desenvolvimento de habilidades de combate real - Alguns jogos são realistas ao extremo ensinam conceitos básicos de defesa pessoal e até mesmo como se defender de uma arma de fogo. A realidade virtual está cada vez mais semelhante ao mundo real e alguns conceitos de estratégia utilizados nos games de combate podem servir em situações de risco enfrentadas na vida.

Aprender um novo idioma - Acredita-se que os melhores jogos de videogame são de fabricação nos países orientais ou terras norte-americanas e por isso o diálogo estão em outro idioma em muitos casos. Quando não há uma versão em português o jogador deve se esforçar para entender os comandos em pouco tempo consegue associar palavras dos dois idiomas. Adolescentes conseguem aprender palavras simples até mesmo em mandarim se o jogo for realmente interessante.

Melhoria da visão - Este com certeza um dos cinco sentidos mais usados quando se brinca com um game. O diferencial desse tipo de atividade é tornar a visão atenta aos detalhes, em especial quando se trata de jogos de estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário